PORQUE É QUE O ASSISTENTE DA MINHA BIBLIOTECA É IMPRESCINDÍVEL?


O Sr Tozé (é assim que carinhosamente @s alun@s o tratam) faz parte da família da biblioteca há já muitos anos, cerca de dezasseis…  e há um pouco dele nos diferentes espaços, mesmo nesta biblioteca nova. Sim, porque estamos na nossa nova casa há seis anos e é também com contributos seus e ideias giras que fazemos a diferença. Desde logo, o famoso frigorífico das novidades fresquinhas, que decorou com cores alegres ganhando nova vida, há já mais de dez anos.

Com formação em BAD, foi com o António José que a coleção começou a ser tratada, desde o primeiro momento, e é graças ao seu trabalho que podemos dizer que a catalogação do fundo documental está a 100%.  

A resposta a cada pedido dos alunos e professores é prontamente dada. Conhece o lugar dos livros em cada estante e trata-os com familiaridade, sendo também ele que lhes presta os primeiros socorros, sempre que necessário. E que triste fica quando perdemos o fio que nos liga aos livros que já não conseguimos recuperar… porque poderão ter ficado noutras prateleiras e não encontram o caminho de volta!...

Com propostas bem-vindas e como parte desta equipa da BE, desenvolvemos atividades em conjunto nos diferentes domínios de funcionamento da sala de visitas da Escola, sempre atraente, acolhedora e inclusiva.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…”, alargam-se as áreas de atuação, e a ajuda do António José, 35 horas por semana, tem sido fulcral também no apoio mais alargado, quando falamos da migração para o digital e da adaptação da escola às tecnologias da informação e da comunicação.

Os tempos de pandemia que vivemos levaram a uma alteração de paradigma.  Novos suportes para a pesquisa e para a leitura, novas formas  de nos relacionarmos com o currículo, com a sala de aula e com a comunidade.  São menos alunos na escola, menos alunos na biblioteca, menos livros a entrar na estatística das requisições domiciliárias… são novas formas de estar e sentir a biblioteca escolar. O António José partilha de todas estas preocupações e porque no desenho do nosso espaço não existe gabinete da professora bibliotecária, partilhamos o balcão de trabalho, também com a Profª Mª João, partilhamos as preocupações, as angústias e as alegrias, as histórias e as estórias que vão fazendo parte de outros livros…. os livros que a memória escreve e esses, ocupam já muitos metros nas prateleiras da biblioteca do Sr Tozé!


 

Comentários