Gamificação

 



Sabias que a gamificação tem marcado presença em praticamente tudo o que fazemos nas nossas vidas? É isso mesmo, tudo está a ser  “gamificado”.  A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar aprendizagens, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

O principal objetivo é aumentar o envolvimento  e despertar a curiosidade dos utilizadores e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.

A gamificação consiste em usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. E na E@D (educação à distância), a ideia é criar uma motivação intrínseca em que, a aprendizagem acontece através das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática.

O papel do professor é, então, o de ter uma atuação semelhante à de um designer de jogos, procurando maneiras para que o aluno sempre queira jogar mais, de modo a descobrir novas formas de interagir com o conhecimento e mundo ao seu redor.

A gamificação é uma constatação sobre como os seres humanos se sentem atraídos por jogos. Sejam eles eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar em jogos.

Deixamos-te um link para 15 startups que usam conteúdos próprios na gamificação do ensino, sendo que, esta, para além de ser gratuita, foi concebida de propósito para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Fica também o link para outra destas ferramentas digitais que já falamos neste espaço, o Quizizz

Estamos quase a regressar. Procura acertar os teus sonos, mantém-te ocupado e realiza tarefas relacionadas com a escola todos os dias. Até já.


Comentários