O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado hoje, 11 de fevereiro, pela UNESCO e pelas Nações Unidas. A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM).
O tema deste ano, “Investimento em ações em ciência, tecnologia e inovação na Era da Digitalização para o Desenvolvimento Sustentável”, é um convite para que seja reconhecida a interdependência entre ciência, tecnologia e economia digital para um crescimento econômico inclusivo e sustentável, e que colabore com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Dados recentes de uma pesquisa da UNESCO sobre a participação das mulheres na ciência mostram que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de género nesse campo se torne realidade. Segundo o relatório “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Ainda segundo a pesquisa, o número de mulheres reconhecidas como líderes em sociedades de alto prestígio ou por meio de premiação permanece baixo.
Segundo o coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon, um dos maiores desafios para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado é conseguir aproveitar todos os talentos disponíveis. “Precisamos trabalhar para que mais mulheres se especializem e atuem nas áreas STEM. Isso vai possibilitar a diversidade na pesquisa e expandir o grupo de pesquisadores talentosos, trazendo novas perspectivas, capacidades e criatividade”, afirma.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. É uma iniciativa para fortalecer o comprometimento de todos com a igualdade de direitos entre homens e mulheres pelos sistemas educacionais e em todos os seus níveis, desde a pré-escola até a educação superior, em estruturas formais e não formais; e em todas as áreas de intervenção, desde a infraestrutura de planejamento até a formação de professores.
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