English Classroom



No meu primeiro ano como professor do Agrupamento de Escolas de Nisa, construí um site para que os meus alunos tivessem acesso a atividades online. Desse modo, teria um acervo que me permitisse aceder rapidamente a fichas de trabalho, músicas, exercícios de listening ou jogos, para as minhas aulas e, os alunos, poderiam trabalhar em casa, envolvendo-se ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

O site não funciona de modo adequado em telemóveis, por nunca o ter configurado corretamente para essa opção mas, devido ao facto de ter sido pensado em função das macrocapacidades trabalhadas na aprendizagem de uma segunda língua e de funcionar como uma espécie de mediador entre conteúdos programáticos e uma série de sites já existentes, resolvi partilhá-lo neste espaço, enquanto ferramenta digital.

Assim, os meus alunos recordam-se que, podem jogar, aprendendo, e os seus pais e demais colegas podem mediar as suas aprendizagens de modo eficaz. A página inicial permite aceder a exercícios de leitura e escrita (fichas de trabalho imprimíveis, jogos tradicionais, BD, histórias disponíveis para download); exercícios de listening e vídeos de canais de youtube dedicados à aprendizagem da língua inglesa; exercícios de speaking com trava línguas e ficheiros que trabalham de modo eficaz a apreensão dos fonemas e sua dicção (spelling). Há, também, músicas e jogos para se trabalharem todos os conteúdos programáticos (16) que o site encerra.



As opções de avaliação e de realização de trabalho de casa online são de acesso restrito aos alunos das minhas turmas, mediante a necessidade de se recorrer ao E@D.

Para conhecer esta ferramenta, basta clicar sobre a imagem de capa.

Espero que se divirtam!
Até ao regresso.





 

Comentários