A Universidade do Minho desenvolveu a plataforma aindaestouaprender (AEA), que tem como finalidade apoiar a aprendizagem da leitura aos alunos que revelam dificuldades a este nível.
A disponibilização em suporte digital, num formato interativo alarga a acessibilidade aos docentes, bem como aos pais, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas da fala e aos estudiosos desta temática e torna os conteúdos mais atrativos, o que permite um mais fácil envolvimento das crianças com Dificuldades na Aprendizagem da Leitura (DAL).
As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura constitui, portanto, um recurso inovador e muito valioso, a que todos os docentes do 1º ciclo devem recorrer.
Na plataforma AEA a informação e os materiais disponibilizados estão organizados em três Páginas:
2) O que já sei - nesta página, é apresentado um conjunto de informações sobre o processo de avaliação relativamente às seguintes dimensões:
3) Vou aprender - nesta página, um conjunto de itens (organizados maioritariamente em pergunta/resposta) com orientações globais para a organização da intervenção; e um conjunto de quatro painéis com propostas de atividades de intervenção, visando o desenvolvimento da Consciência Fonológica, da Fluência de Leitura de Palavras Apresentadas de Forma Isolada e da Fluência de Leitura de Textos.
Comentários
Enviar um comentário