AINDA ESTOU APRENDER




A Universidade do Minho desenvolveu a plataforma aindaestouaprender (AEA), que tem como finalidade apoiar a aprendizagem da leitura aos alunos que revelam dificuldades a este nível. 

A disponibilização em suporte digital, num formato interativo alarga a acessibilidade aos docentes, bem como aos pais, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas da fala e aos estudiosos desta temática e torna os conteúdos mais atrativos, o que permite um mais fácil envolvimento das crianças com Dificuldades na Aprendizagem da Leitura (DAL).

As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura constitui, portanto, um recurso inovador e muito valioso, a que todos os docentes do 1º ciclo devem recorrer.

Na plataforma AEA a informação e os materiais disponibilizados estão organizados em três Páginas:

1) Saber mais - nesta página, a apresentação global da plataforma, a explicitação dos referenciais teóricos adotados na definição de dificuldades na aprendizagem da leitura, na avaliação e na intervenção e as implicações decorrentes deste enquadramento teórico para a elaboração das atividades;

2) O que já sei - nesta página, é apresentado um conjunto de informações sobre o processo de avaliação relativamente às seguintes dimensões:

1. Consciência fonológica 
2. Identificação de letras 
3. Articulação de sílabas e constituintes silábicos 
4. Fluência de leitura de palavras apresentadas de forma isolada 
5. Fluência de leitura de textos 
6. Compreensão; e

3) Vou aprender - nesta página, um conjunto de itens (organizados maioritariamente em pergunta/resposta) com orientações globais para a organização da intervenção; e um conjunto de quatro painéis com propostas de atividades de intervenção, visando o desenvolvimento da Consciência Fonológica, da Fluência de Leitura de Palavras Apresentadas de Forma Isolada e da Fluência de Leitura de Textos.

 

Comentários