Cidadania e Desenvolvimento


Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados por 3 grupos com implicações diferenciadas: o primeiro, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais):

- direitos humanos,
- igualdade de género, 
- interculturalidade,
- desenvolvimento sustentável,
- educação ambiental,
- saúde.

O segundo, pelo menos em dois níveis do ensino básico:

- sexualidade, 
- media, 
- instituições e participação democrática,
- literacia financeira e educação para o consumo,
- segurança rodoviária, 
- risco. 

O terceiro, com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade:

- bem-estar animal, 
- empreendedorismo,
- mundo do trabalho,
- defesa, segurança, paz,
- voluntariado.

Cada domínio, deve especificar de que forma contribui para as áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Deste modo, esta disciplina está presente em todas as vivências da comunidade escolar e, os professores, procuram desenvolver os seus conteúdos através de uma exploração direcionada e contextualizada dos currículos das suas disciplinas.

(Todas as terças-feiras, o blog da tua biblioteca, irá sustentar a razão pela qual a articulação curricular melhora a tua vivência escolar.)


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